Quando surgiu a quiropraxia?
A quiropraxia é uma terapia que se baseia na manipulação das articulações da coluna vertebral e de outras partes do corpo. O objetivo da quiropraxia é restaurar o alinhamento e a função das articulações, melhorando assim a comunicação entre o sistema nervoso e os demais sistemas do organismo.
Mas você sabe quando surgiu a quiropraxia? Neste artigo, vamos contar um pouco da história dessa terapia que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo.
A origem da quiropraxia remonta aos tempos antigos, quando médicos da Grécia e da China já usavam a manipulação da coluna vertebral como forma de tratamento para diversas doenças1. Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, escreveu em seus textos: “Conheça bem a coluna vertebral, pois muitas enfermidades são curadas por meio dela”.
No entanto, foi somente no final do século XIX que a quiropraxia se tornou uma profissão reconhecida e regulamentada. O fundador da moderna quiropraxia foi Daniel David Palmer231, um canadense que migrou para os Estados Unidos em 1865.
Palmer era um magnetoterapeuta, que acreditava que a manipulação da coluna vertebral seria capaz de curar doenças causadas por interferências no fluxo de energia vital do corpo1. Ele afirmava ter recebido essa revelação de “outro mundo”1.
O primeiro ajuste de quiropraxia que se tem registro ocorreu na cidade de Davenport, estado de Iowa, EUA, em 18 de setembro de 189523. Palmer atendeu um zelador chamado Harvey Lillard, que havia perdido parte da audição após sentir uma dor nas costas. Palmer examinou sua coluna e percebeu uma vértebra deslocada. Ele então aplicou uma pressão na região e corrigiu o desalinhamento. Para sua surpresa e de Lillard, sua audição foi restaurada imediatamente.
Palmer ficou fascinado com esse resultado e começou a estudar mais sobre a relação entre a coluna vertebral e as doenças. Ele criou o termo “quiropraxia”, que significa “feito à mão” em grego. Ele também fundou a Escola Palmer de Quiropraxia em Davenport em 189734, que continua sendo uma das principais escolas de quiropraxia do mundo.
Palmer enfrentou muita resistência e perseguição por parte das autoridades médicas da época, que consideravam sua prática ilegal e charlatanismo. Ele chegou a ser preso várias vezes por exercer medicina sem licença. No entanto, ele não desistiu de divulgar sua filosofia e seus métodos.
Palmer teve dois filhos: Bartlett Joshua Palmer e Daniel David Palmer Jr., que seguiram seus passos e se tornaram quiropratas renomados. Eles foram responsáveis por expandir e consolidar a quiropraxia nos Estados Unidos e no mundo.
Hoje em dia, existem mais de 100 mil quiropratas atuando em mais de 100 países2. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece oficialmente a quiropraxia como uma profissão independente dentro do campo das ciências da saúde2.
Aqui no Brasil🇧🇷 , existem cerca de 600 profissionais formados pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), única instituição credenciada pela Federação.